Blog Como identificar sintomas de Bruxismo

Como identificar sintomas de Bruxismo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% das pessoas em todo o mundo sofrem com o Bruxismo. E no Brasil, essa porcentagem chega aos 40%. Responsável pelo desgaste e amolecimento dos dentes, o Bruxismo é o nome dado ao hábito que muitas pessoas têm de pressionar a mandíbula e ranger os dentes durante a noite. Esse costume pode causar lesões dentárias e sérios problemas na mandíbula, na gengiva e nos ossos.

Causas

Apesar de poder ocorrer devido fatores genéticos e também por problemas físicos, o bruxismo geralmente está relacionado à ansiedade, estresse e tensões no geral. Por isso, é importante que o médico leve em consideração o estilo de vida do paciente para poder encontrar possíveis motivos para o surgimento desse problema. Inclusive, um estudo brasileiro provou que há uma relação direta entre o bullying e o Bruxismo na infância. Afinal, 65% dos estudantes entrevistados que sofriam perseguições na escola, rangiam ou pressionavam os dentes durante a noite.

Sintomas

Como você já deve imaginar, os principais sintomas do Bruxismo é o amolecimento e o desgaste dos dentes. Entretanto, outro sinal de alerta é a dor de cabeça constante, que acontece devido à pressão da mandíbula, que prejudica os nervos da boca. O paciente também deve ficar atento à outros indícios, como desconforto no pescoço, zumbido e dor de ouvido, má qualidade do sono, estalos na mandíbula e dores nessa região e em outras áreas da face.

Diagnóstico

Como o Bruxismo apresenta seus principais sinais durante a noite, a grande maioria dos pacientes só descobre que tem esse problema quando outra pessoa os veem dormindo e relatam o ocorrido. Caso contrário, eles só saberão desse male quando forem ao médico, após perceberem os principais sintomas. Nesse caso, é feita uma avaliação clínica e também uma polissonografia. Esse exame não invasivo é realizado para verificar a qualidade do sono e detectar possíveis doenças relacionadas à ele. Com a polissonografia é possível verificar a gravidade do Bruxismo e o tratamento mais indicado.

Como tratar?

Atualmente, não há um tratamento específico para casos de Bruxismo. Porém, é comum que os médicos receitem para seus pacientes medicamentos que combatem o estresse e a ansiedade. Já que esses problemas normalmente estão diretamente ligados ao Bruxismo.

Mas, a grande recomendação, é a utilização das placas interoclusais. Elas são moldadas de acordo com a arcada dentária de cada paciente e devem ser utilizadas durante a noite, para evitar que a pessoa continue rangendo ou pressionando os dentes.