Blog Devo me preocupar com dor de cabeça?

Devo me preocupar com dor de cabeça?

A dor de cabeça é um male considerado comum. Afinal, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que nunca tenha sentido esse desconforto. E como em boa parte dos casos ele desaparece após o uso de analgésicos e de uma boa noite de sono, muitas vezes não recebe a atenção necessária. Porém, o que muitas pessoas ignoram é que a dor de cabeça pode ser um sinal de alerta para várias doenças mais graves.

Devo me preocupar com dor de cabeça?

Tipos de dor de cabeça

Existem vários tipos de dor de cabeça. A mais branda é aquela sentida após um dia cansativo. Nesse caso, o repouso e o uso de um analgésico resolvem o problema. Mas há outras mais incômodas, como as que tornam difícil ficar em locais iluminados ou com ruídos, as que começam na nuca, as ligadas à sinusite e as que vão do topo da cabeça até os olhos. Porém, entre as que mais perturbam a população, estão a cefaleia crônica diária e a enxaqueca.

Sinais de alerta

Existem alguns indícios de que a dor de cabeça merece mais atenção. Dentre os principais estão a frequência com a qual ela aparece e se ela impede a realização das tarefas do dia a dia. A Universidade de Harvard também listou alguns outros sintomas preocupantes: dor extremamente forte e diferente das demais, que aumenta com a tosse ou quando o paciente se locomove, que torna a pessoa agressiva e que aparece repentinamente durante o sono. Além disso, fique atento (a) se ela for acompanhada de febre, rigidez no pescoço, problemas de visão, dificuldade para falar, fraqueza, olhos inflamados, tontura e se aparecer após uma pancada na cabeça.

A dor de cabeça também pode ser um indício de que você está exigindo muito do seu corpo. Isso depende, principalmente, do seu estilo de vida. Por exemplo, se alimentar mal, tomar pouca água, manter uma postura incorreta e cansar os olhos, especialmente na frente de computadores, podem ser a causa do seu incômodo.

Risco de AVC

O Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame cerebral pode atingir pessoas de todas as idades e um dos seus principais sintomas é uma forte dor de cabeça. Ela é tão aguda, que o paciente geralmente se refere a ela como “a pior dor de cabeça que já sentiu na vida”. Outros indícios desse problema é a perda de força de um dos lados do corpo, mais evidentes nos braços, pernas e no rosto. Também pode haver formigamento nestas regiões. Além disso, o enfermo pode apresentar perda de visão de um dos olhos, problemas de fala e desequilíbrio.

Sinais de enxaqueca

Dados apontam que aproximadamente 30 milhões de pessoas sofrem com esse problema. Essa dor aguda também pode ser acompanhada por outros sintomas, como dificuldade para falar, sentir o cheiro de coisas que não estão próximas, náusea, perda de apetite e sensibilidade a luz e ruídos.

Veja também