A Dor Crônica é uma doença incapacitante caracterizada por uma sensação desagradável associada a uma lesão real ou potencial de algum tecido corporal, sendo esta sentida por mais de 6 meses pelo paciente.
A Dor Crônica é uma doença incapacitante caracterizada por uma sensação desagradável associada a uma lesão real ou potencial de algum tecido corporal, sendo esta sentida por mais de 6 meses pelo paciente.
Todos os seres humanos já sentiram dor física em algum momento da vida. É o sistema de alerta natural do corpo, utilizado pelo organismo como mecanismo de defesa. O que acontece é que quando um tecido é lesionado, o local libera substâncias químicas que são detectadas pelas terminações nervosas. Elas, por sua vez, disparam impulsos elétricos que são interpretados pelo cérebro como dor.
Mas a dor não pode permanecer por tanto tempo, senão sofreríamos até que o tecido lesionado fosse cicatrizado por completo. Para poupar-se, o cérebro libera endorfinas, que inibem os impulsos elétricos.
> Cerca de 1/3 da população brasileira terá alguma dor crônica durante a vida.
> Aproximadamente 30% dos brasileiros sofrem com dor crônica.
A dor crônica ocorre quando há algum problema no sistema de percepção ou de inibição da dor. É considerada assim porque a dor sentida perde a função de ser um alerta de que algo está errado com o corpo e passa a ser uma doença que atrapalha a qualidade de vida do paciente.
Classificada como dor crônica, ocorre em diversas partes do corpo e costuma não ter uma causa definida. O que se sabe é que a fibromialgia é uma amplificação dos impulsos elétricos e uma alteração no sistema de supressão da dor. É intensa, silenciosa (não é de fácil diagnóstico), debilitante e se apresenta principalmente em tendões e articulações. Ela, porém, não causa inflamações, nem danos aos músculos ou órgãos internos.
Além disso, a doença costuma provocar cansaço, alterações de sono, problemas com ansiedade e depressão, assim como de concentração e memória. Para que seja considerada Fibromialgia, é necessário que a pessoa sinta dor em pelo menos 11 dos 18 pontos pré-estabelecidos na musculatura.
As dores neuropáticas são de origem neural e se caracterizam por se manifestarem de forma constante em um paciente, comprometendo todo seu rendimento nas mais diversas atividades diárias. Sua causa deve-se a doenças ou lesões do sistema somato sensitivo.
Os danos causados nas fibras nervosas desencadeiam as dores, uma pessoa acometida pela dor neuropática pode ter a uma sensação de agulhadas durante a simples ação de calçar os sapatos, por exemplo. O dano neural pode ser causado por:
Para o tratamento das dores crônicas (inclusive Fibromialgia), os pacientes precisam entender a importância dos exercícios físicos e da fisioterapia. Colocar o corpo em movimento e frequentar as sessões com fisioterapeuta (a quantidade de sessões é definida mediante avaliação) pode fazer toda a diferença para a qualidade de vida da pessoa.
Por isso, a Dra. Pércya se coloca à disposição para te ajudar a conquistar uma vida muito melhor por meio do trabalho de fisioterapia. Agende agora mesmo sua consulta!
Apesar de não oferecer uma cura permanente, o tratamento ajuda em amenizar e prevenir possíveis crises durante seu dia, ou seja, tratar uma dor crônica melhora sua qualidade de vida, o torna mais ativo fisicamente e ajuda a combater problemas psicológicos como ansiedade e depressão em casos mais graves.