A Cirurgia Ortognática é um procedimento tanto estético como funcional que permite a correção de anomalias ósseas na região da mandíbula e do maxilar, auxiliando na recuperação da função da mastigação, a função respiratória e a harmonia da face.
A Cirurgia Ortognática é um procedimento tanto estético como funcional que permite a correção de anomalias ósseas na região da mandíbula e do maxilar, auxiliando na recuperação da função da mastigação, a função respiratória e a harmonia da face.
Se você apresenta alguma anomalia óssea que envolva a mandíbula, atenção: as informações contidas são valiosas e podem mudar sua vida.
Para começar a explicação, essas anomalias causam diferentes graus de assimetria no rosto, mas o problema vai além do visual. Aspectos essenciais no dia a dia da pessoa podem ser afetados, como as articulações que fazem o movimento de mordida (importantes para a alimentação), a saúde dos tecidos que fixam o dente ao osso, e também a respiração.
Como as anomalias do crescimento ósseo originam, obviamente, nos ossos, nem sempre os aparelhos ortodônticos conseguem resolver totalmente o problema. Por isso, em alguns casos, a solução para a correção deles envolve a cirurgia ortognática.
Mesmo que a cirurgia seja a solução, ainda assim é recomendado que o uso aparelhos ortodônticos anteceda o procedimento. Eles são responsáveis por posicionar estrategicamente os dentes antes do reposicionamento por meio da cirurgia.
A cirurgia é utilizada para reposicionar os ossos da mandíbula e, consequentemente, ajudar no posicionamento dos dentes, de modo a restaurar a parte funcional da região e a harmonia da face. Como é uma solução definitiva, precisa ser muito bem planejada junto ao dentista, ortodontista e paciente.
Uma das grandes vantagens da técnica utilizada na cirurgia ortognática é a ausência de cicatrizes na parte externa do rosto, uma vez que ela é realizada pelo lado interno da boca.
Os resultados da cirurgia costumam ser muito satisfatórios para o paciente, pois além de ser um procedimento seguro, garante uma enorme melhoria visual tanto no rosto quanto no sorriso.
Além disso, a cirurgia pode trazer um grande salto na qualidade de vida da pessoa, pois facilita a rotina dela, e a volta da autoestima.
Alguns cuidados são essenciais para o sucesso do pós-operatório. Entre eles, está a medicação (que deve ser tomada seguindo as orientações do médico), o repouso total (precisa ser respeitado), cuidados com a alimentação e sessões com fisioterapeuta.
Realizo o tratamento fisioterapêutico pós-operatório para que o paciente se recupere da maneira correta. Além disso, disponibilizo os meus pacientes, com todo o carinho, um kit de cuidados para agilizar o processo de reabilitação, que inclui: água oxigenada, seringa, soro fisiológico, helicoidal, garrote, chá de camomila, sabonete, espelho de mão e copo com canudo, além de uma cartinha na qual explico a necessidade de cada um desses itens. Então venha fazer uma visita, estou esperando por você!